AULA 01: conceitos, definições e mais

| |

 Bem-vind@ à primeira aula do YISHU GALLERY.
Aula 01: conceitos, definições e mais


As primeiras coisas primeiro. Para começar a codificar, antes precisamos saber com o que estaremos mexendo e onde. Os conceitos e definições apresentados aqui, nessa primeira aula, são fundamentais para que nada passe batido na hora codificar e, acima de tudo, não haja bugs nos códigos que só podem ser resolvidos fazendo o layout todo do ZERO. Convenhamos: ninguém gosta de subir o Cristo Redentor e ter que descer porque esqueceu o filho dentro do carro. 
Brincadeiras à parte! Vamos ao que interessa.

O QUE É O BLOGGER?

Antes de viajarmos, é comum pesquisarmos tudo sobre o lugar para onde estamos indo. Dessa forma, podemos evitar conflitos, perigos e outras coisas. É a mesma coisa com o blogger. Ele é, nada mais e nada menos, que uma extensão bem antiga dos sites do Google. Para quem é das antigas, certamente já acompanhou algum blog de maquiagem, famosos ou mesmo de fofocas. Ou, mais longe, mas não tanto, funciona igualzinho na série Gossip Girls. 
O blogger, no início, parece um bicho de sete cabeças, assim como a própria codificação; mas, no fim das contas, quando tudo se encaixa, vira a coisa mais fácil do mundo.
Aqui, você pode publicar de tudo (com responsabilidade). Pode, desde fazer um blog projeto para designs e afins, até uma galeria de icons ou apenas um lugar onde você ensina outras pessoas a fazerem designs, assim como eu estou tentando. 

OS CÓDIGOS

Para quem está familiarizado com os antigos styles do Spirit Fanfics ou com outros tipos de codificação, certamente não vai demorar muito para se dar bem com os inúmeros códigos de base aqui do blogger. Você também pode fazer o seu próprio código base, com todo o cuidado do mundo para não bugar um parágrafo aqui e outro ali. Agora, se esse é o seu primeiro contato com o mundo da programação, tenha paciência. Beyoncé escreveu muitas músicas até chegar na icônica Halo. Persista no aprendizado, tire dúvidas e seja feliz fazendo layouts lindos!

Para começar a codificar, você vai precisar ter um código base. Na internet há muitos deles disponíveis para uso NÃO COMERCIAL. Os mais utilizados pelos bloggs que vemos são o Painless, que você acessar clicando aqui, e o da Amanda Rosa, clicando aqui. Mas, como eu disse, há inúmeros códigos base que você pode estar utilizando. Nesse link aqui tem uma infinidade para escolher. NÃO ESQUEÇA DE DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS.
Eu uso o código base da Kedna, do Naturally Edits, que gentilmente cedeu para as aulas aqui do Yishu. Acesse clicando aqui. Passo para lembrar que, dependendo do layout, eu faço diversas modificações no código que não estão na base. NÃO RETIRE OS CRÉDITOS DA KEDNA OU DO NATURALLY, MESMO QUE VOCÊ FAÇA ALTERAÇÕES NO CÓDIGO.

O INÍCIO

Antes de mais nada, não é necessário "ter uma conta no Blogger", uma vez que o login é feito com a sua conta do Google. 
Quando entramos no site, se você não fizer parte de outro blog, a tela que vai aparecer estará vazia, apenas com a barra lateral do blogger. No print abaixo, você confere como vai abrir mais ou menos, já que eu tenho o blog já criado.


Na lateral esquerda, onde no meu print está posicionado o YISHU GALLERY, você vai clicar. Se você não for colaborador de outros blogs, a única opção que aparecerá será "Novo Blog". Confira:


É ali que você vai clicar para abrir um novo blog, se assim desejar. A criação é gratuita, assim como as postagens, configurações e afins. A única coisa que será cobrada de você é o domínio personalizado, ou seja, para tirar o ".blogspot" da url do blog. 
Tendo criado o novo blog, escolha o nome que aparecerá na guia aberta do navegador, assim:



Esse nome pode ser alterado depois, assim como a criação da url, que vem logo em seguida à criação do nome do blog.


Basta salvar e o blog está criado. 
Agora, vamos falar sobre a barra de ferramentas, responsável por tudo o que será feito daqui para frente e, também, quando sua página já estiver pronta para uso (ou para codificar a de outra pessoa).


YISHU GALLERY - aba onde ficam todos os blogs que você gerencia/colabora
NOVA POSTAGEM - abre o gerenciamento de uma nova postagem
POSTAGENS - aba onde ficam todas as postagens do blog
ESTATÍSTICAS - aba para visualizar as estatísticas do blog, ou seja, quantidade de visitantes, visualizações, comentários e outras coisas
COMENTÁRIOS - gerencia os comentários nas publicações do blog
GANHOS - aba para gerenciar a monetização do seu blog, se assim houver
PÁGINAS - gerencia todas as páginas do seu blog, se houver mais de uma
LAYOUT - gerencia os gadgets do blog, ou seja, as abas do layout
TEMA - escolha o tema do blog, mas só usaremos a edição de HTML, já que o tema é personalizado com os feats do blog
CONFIGURAÇÕES - gerencia todas as configurações do blog
LISTA DE LEITURA - posts de outros blogs que você segue
VER BLOG - abre o seu blog no navegador


GADGETS, HTML, MENUS, FEATS E C-BOX

Até agora, já citei os termos GADGETS, HTML, FEATS e, agora MENUS e C-BOX. Mas, minha nossa! Para quem nunca teve contato com o blogger, devo estar falando latim. O fato é que esses três termos são os que mais vamos utilizar durante a codificação. Não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças como parece ser! 
Os gadgets nada mais são que as funções do blog. Tudo aquilo que vemos nos blogs prontos são gadgets! Sim, desde o menu lateral, onde ficam as informações, C-BOX, até o cursor que usamos. Tudo no blogger é um gadget, sem exceção. Não se preocupe, vamos abordar melhor sobre eles nas nossas próximas aulas. 
O HTML, dado como uma explicação comum, são os códigos que vamos usar. Lá no começo, quando eu falei sobre os vários códigos base que temos espalhados por aí, também estava citando, quase como um sinônimo, o termo HTML. Para quem manja de programação, deve estar arrancando os cabelos com a minha explicação fajuta disso, mas vou tentar ensinar tudo da forma mais didática possível, para que não fique dúvidas a respeito dos conceitos e definições.
Os menus, como já citei, são as barras laterais, onde ficam as informações, c-box, links, parcerias, divulgações e outras coisas mais. É uma infinidade de gadgets que podemos inserir no nosso menu lateral, ou sidebar. 
Os feats, por sua vez, são os nossos designs. Todo dia 14 será trocado o feat do Yishu Gallery, ou seja, nosso design de interface mudará. Atualmente, nosso feat é o Jungkook, do BTS, mas, no próximo dia 14, será outra pessoa e assim por diante. 
E, por fim, mas não menos importante, a C-BOX, aquela caixinha de perguntas que todos nós usamos. Essa aqui, olha: 

No momento, ela está vazia, já que nosso blog está prestes a começar, mas ela pode ser usada para avisos, dúvidas e até para conversar! 
A C-BOX é um gadget de parceria, então nenhum blog é obrigado a ter. A personalização pode ser gratuita ou paga, lá no site. A minha é básica, gratuita, mas em blogs como o Wonderful Designs, a personalização da C-BOX é diferente, portanto paga. Veja abaixo:
A personalização da C-BOX dessa maneira pode ser utilizada sob uma assinatura no site, a gosto de quem irá fazê-la. Mas as cores, como a minha, são gratuitas. Ah! E não se preocupe, também estarei ensinando sobre esse gadget.


FECHAMENTO

Para o fim da nossa primeira aula, se não tiver nenhuma dúvida, e para mostrar que teve paciência de ler tudo isso até o fim, deixe nos comentários uma sugestão de FEAT para o próximo mês. Estarei escolhendo o feat mais criativo para o nosso mêsversário
Se, no meio do caminho, pelas pedras, ficou alguma dúvida sobre nossos conceitos iniciais, não hesite em perguntar, seja na C-BOX, comentários ou me mandando uma mensagem privada ou mencionando na timeline do Spirit. Estarei respondendo tudo na medida do possível. 


HOT LINKS

Quer fazer parte do Yishu Gallery e/ou deixar uma sugestão. Confira a lista de LINKS no menu lateral do site. Seja um artista e ajude nossos aprendizes a serem também! As inscrições estão abertas. 



VEJO VOCÊS NA PRÓXIMA AULA! 
COM AMOR, THEO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário